HISTORICO

Conheça a trajetória desde 1997 até o blog Cês 20


Jane aqui seria uma introdução para a pessoa saber o que vai ler. Falta, neste caso narrar como chegou ao blog e também explicar aqui o blog. (tem coisas que se explica novamente. As pessoas nunca olharão um blog todo, salvo se for uma pesquisa. Então penso eu que não seria demais repetir em diferentes espaços coisas muito importantes).

Bem como podes ver, fiz uma inversão, colocando o que veio antes cronologicamente.

Histórico documentado do projeto de publicações de nossa escola


  

Escrevendo para ser lido: um projeto que vem sendo desenvolvido em nossa escola desde 1997




            Iniciado em 1997 com Mapas da Cidade: autoria, identidade e cidadania,um livro idealizado e escrito por alunos de uma turma de sexta série da EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro (Partenon, Zona Leste de Porto Alegre) e por duas turmas também de sexta série da  EMEF Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva (Morro Alto, Zona Sul de Porto Alegre), envolvendo ao todo 72 alunos,  o projeto de formação de alunos autores em nossa escola teve continuidade com publicações em diversos formatos: livro manuscrito, livro impresso, jornal, revista...

Conheça abaixo um pouco deste livro escrito durante o ano de 1997 por alunos de sexta série de duas escolas municipais de Porto Alegre e lançado em abril de1999 pela Editora Vozes, durante o VII Seminário Nacional da Escola Cidadã:


Capa lado Marcírio
Capa lado Gilberto Jorge







 Abaixo acesse o projeto (1997) que deu origem a este livro:




Acesse também a história do livro Mapas da Cidade: autoria, identidade e cidadania, tema  de relato de experiência pedagógica da Semana de Letras da UFRGS, em novembro de 1999.

História do livro Mapas da Cidade escrita pelas professoras Ana e Jane



Conheça uma pequena parte do conteúdo do livro Mapas da Cidade: autoria, identidade e cidadania (capítulos 7, 8 e 9 da parte escrita pelos alunos do Marcírio):


                                     Capítulo 7


O que nós aprendemos sobre nós lendo os textos que escrevemos 

     Vamos iniciar os nossos comentários sobre os textos lidos na sala alternativa, na manhã do dia 15 de setembro de 1997.
   Descobrimos sobre cada um de nós, que cada um tem alguma coisa importante para contar. Foi interessante escrever os textos, porque a gente contou sobre nossas vidas, coisas que ficaram marcadas para sempre na lembrança até os dias de hoje e que também serão lembradas no futuro, através do livro que estamos escrevendo.
    Nós achamos que de parecido a gente tem o respeito um pelo outro e somos esforçados, mesmo tendo dificuldades nas matérias.
 Pensamos que o que a gente tem de diferente é a aparência e a família, pois de sentimentos somos todos iguais.
            Valeu, turma 61!

                                   (Samanta Marques Bones e Daniela Camargo)

Lado Marcírio - Samanta

            Nós descobrimos enquanto escrevíamos, em todo esse tempo, mais ou menos uns 4 meses de trabalho, que nós realmente somos capazes de construirmos um livro. Nós achamos interessante porque nós começamos com umas histórias tão mixurucas e agora estão superinteressantes.
            Nós descobrimos um pouquinho mais de cada um de nós com nossas histórias. Foi superinteressante porque nós ficamos conhecendo um pouco de nossas famílias, de nossos amigos, de nossas artes, enfim, de tudo o que a gente poderia ficar sabendo de uma pessoa sincera, compreensiva, legal e educada.
            Nós temos de parecido o time de futebol, a inteligência e o jeito de pensar. De diferente nós temos: uma dança, a outra já não gosta tanto; uma joga vôlei, já outra futebol; uma gosta de brincar bastante, a outra já é mais quieta. Enfim, todo mundo tem alguma coisa de diferente, ninguém é igual.

                                   (Glacy da Silva, Maiara Ramos e Liege da Silva)

Turma 61 subindo o Morro da Polícia - Primavera 1997


Jornal com Bah!




     Jornal com Bah!: uma publicação que fez história em nossa escola!

      O Jornal com Bah! foi uma publicação que nasceu do desejo de alunos de terem um jornal em nossa escola. Um jornal que tratasse do cotidiano  escolar e que registrasse um pouco das vivências dos alunos, professores, funcionários e pais que constituem o Marcírio.  
      De 2001 a 2011 pelas páginas do Bah! passaram falas, fotos, conhecimento, alegrias, descobertas,  tudo isso transformado em textos escritos pelas vinte e uma turmas que fizeram parte da sua história durante os dez anos de sua existência.
      Este projeto foi coordenado durante esses dez anos  pelas professora Débora Conforto e Jane de Souza, uma feliz parceria que uniu a Língua Portuguesa à Informática Educativa e que rendeu vinte números de um jornal repleto de histórias vividas e documentadas via produção escrita das turmas envolvidas.
      Conheça a seguir uma síntese do projeto desenvolvido entre 2001 e 2011.



 I.            DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



  • Título do projeto: Jornal com Bah!, abrindo espaço para contrapor:  sucesso individual x promoção coletiva  e tempo/espaço do território-disciplinar tempo/espaço das possibilidades.
  • Instituição: Escola de Ensino Fundamental Deputado Marcírio Goulart Loureiro
  • Sujeitos envolvidos: Alunos do III Ciclo (turmas de segundo ou terceiro ano)
  • Equipe responsável: Débora Conforto e Jane Mari de Souza.

  • Período de execução: 2001 – 2011


II – JUSTIFICATIVA


            A existência do Jornal com Bah! justifica-se por ser um projeto que desenvolve nas turmas envolvidas as habilidades de leitura e de escrita com autoria,  vinculadas  à interface das Tecnologias de Informação e de Comunicação.

            Este projeto foi o pioneiro em nossa escola em associar a temática Letramento à interface das Tecnologias de Informação e de Comunicação. O projeto iniciado em 2001, nasceu do interesse dos alunos em produzirem uma publicação periódica que tratasse dos temas associados à vida de nossa comunidade escolar e foi incentivado e implementado pelas professoras coordenadoras do projeto por perceberem nele a possibilidade de uma construção mais efetiva de alunos leitores e alunos autores.



III – OBJETIVOS

Objetivo geral:

  • Impulsionar o processo de letramento por meio da leitura e da produção de textos de cunho jornalístico, associado às Tecnologias de Informação e de Comunicação, em alunos do III Ciclo do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos:

  • Incentivar, por meio de uma publicação periódica, o interesse pelas práticas de leitura e de escrita.
  • Garantir uma interlocução verdadeira, ou seja, leitores reais (professores, colegas, familiares, vizinhos...) para os textos dos alunos através da publicação do jornal que circula na escola e na comunidade.
  • Produzir matérias e notícias a serem publicadas no jornal utilizando os recursos proporcionados pela interface das tecnologias educacionais.
  • Desenvolver nos alunos as práticas de escrita e de reescrita de seus textos no intuito de torná-los publicáveis e passíveis de serem lidos por nossa comunidade escolar e por todos os demais leitores que tiverem.
  • Promover e valorizar práticas coletivas e éticas de trabalho entre as diferentes turmas que integram o projeto, implementando estratégias de construção de identidades individuais e coletivas que minimizem o processo de segregação que muitas vezes ocorre entre diferentes turmas dentro de uma escola.
  • Registrar a História e as histórias dos quatro segmentos que compõem nossa escola (alunos, professores, funcionários e pais) e que fazem a vida diária do Marcírio.
  • Incentivar o gosto pela leitura e a possível formação de leitores na comunidade onde está inserida a escola, através da distribuição do jornal para todas as famílias de nossos alunos.


IV – METODOLOGIA

O Jornal com Bah!, que envolve produção e a publicação de textos  pelas turmas autoras responsáveis pelo projeto, passa por uma sequência de etapas para chegar ao seu produto final:



1  Constituição da pauta (os temas para o jornal são sugeridos pelos alunos responsáveis e por sugestões advindas da escola como um todo) 

2.  Formação dos grupos de trabalho e distribuição dos temas.

3.    Planejamento do modo como se dará a coleta de informações para viabilizar a matéria a ser escrita (entrevista, observações, pesquisa...)

4.    Planejamento das fotografias e ilustrações que farão parte da matéria.

5.    Realização de entrevistas, observações ou pesquisas.

6.    Escrita e reescrita dos textos.

7.    Digitação dos textos, editoração e criação dos arquivos.

8.    Montagem do boneco.

9.    Diagramação.

10.  Revisão final.

11.   Envio para impressão 

12.   Distribuição do jornal na escola 



         Para conhecer os jornais produzidos entre 2001 e 2011, acesse os links abaixo:

Clique aqui para ler o número 1.

Clique aqui para ler o número 2. 


Clique aqui para ler o número 3.

Clique aqui para ler o número 4.

Clique aqui para ler o número 5.

Clique aqui para ler o número 6.

Clique aqui para ler o número 7.

Clique aqui para ler o número 8.

Clique aqui para ler o número 9 

Clique aqui para ler o número 10.

Clique aqui para ler o número 11.

Clique aqui para ler o número 12.

Clique aqui para ler o número 13.

Clique aqui para ler o número 14.

Clique aqui para ler o número 15.

Clique aqui para ler o número 16.

Clique aqui para ler o número 17.

Clique aqui para ler o número 18.

Clique aqui para ler o número 19.

Clique aqui para ler o número 20.



terça-feira, 5 de março de 2013





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